Cozinhando Leite Condensado num Recipiente Estéril

Resolvi fazer este post, porque fico aflita quando vejo pessoas dizendo que cozinham o leite condensado de caixinha na panela de pressão. Sinceramente acredito que este alerta deveria ser dado pelos fabricantes, mas já que não tomam a iniciativa eu resolvi fazer a minha parte chamando a atenção para o perigo que é esta prática para a saúde. 

Acredito que muitos não saibam, mas cozinhar leite condensado de caixinha não  é recomendável. As embalagens Tetra Pak são compostas de plástico e alumínio e, por isso, liberam substâncias tóxicas, portanto prejudiciais à saúde quando expostas ao calor. 

Outro alerta deve ser dado (e que causa muitos acidentes), quanto ao perigo de queimaduras quando a embalagem (lata, vidro…) que foi cozido o leite condensado é aberta com o conteúdo ainda quente. O recomendável é que a embalagem seja aberta após 4 horas (temperatura ambiente), aproximadamente. 

Como Cozinhar o Leite Condensado em Pote de Vidro

Você vai precisar de um vidro de conservas limpo e seco. Certifique-se de que a tampa está vedando muito bem.

Despeje o conteúdo da caixinha, feche o vidro e envolva-o em um pano de prato e dobre as duas pontas que sobram sobre a tampa e o fundo do vidro. Desta forma evita-se que o vidro choque contra a panela durante o cozimento. Amarre o pano com um barbante. Tampe a panela de pressão, leve ao fogo médio e deixe cozinhar pelo tempo necessário para alcançar a consistência desejada: 15 minutos para ponto de colher, 30 minutos para caramelo forte e 50 minutos para ponto de corte, contados após o inicio da fervura.

Outra forma é forrando o fundo da panela com um pano de prato dobrado (como foi feito no vídeo abaixo).

Espere sair toda a pressão, abra a panela, retire o vidro com cuidado e espere esfriar completamente antes de abrí-lo.

Transfira o conteúdo para um recipiente, misture para ficar homogêneo e use conforme desejado ou armazene em uma vasilha seca, com tampa e acondicione na geladeira, assim permanecerá bom para consumo por mais 03 dias.

Compartilhe a receita: