Hamburguer Vegano de Grão-de-Bico

Atendendo a pedidos que me cobraram  uma receita de hamburguer vegano quando postei a de hamburguer vegetariano, trago esta de grão-de-bico. Esta quantidade de grão-de-bico que está na receita rende uma quantidade muito grande de massa, portanto se for preparar para poucas pessoas, sugiro que faça a metade da receita. 

Ingredientes:

  •  4 xícaras (chá) de grão-de-bico
  • 1 cebola média
  • 2 dentes de alho
  • 1 xícara (chá) de farinha de aveia (pode-se triturar os flocos no processador)
  • Água, o suficiente 
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • Sal 
  • Cúrcuma, coentro, cebolinha, salsa e/ou outros temperos de sua preferência

Modo de Preparo:

Coloque o grão-de-bico de molho em água de um dia para o outro, ou em água fervente ou pelo menos 3 horas. Descarte a água do molho e faça 3 trocas para eliminar os gases formados pela fermentação. Escorra, coloque na panela de pressão e cubra com água. Leve ao fogo por 30 min ou se for cozinhar em panela normal, monitore o cozimento provando o grão até que esteja macio. Transfira para um recipiente com água gelada para facilitar a retirada das cascas, se for fazê-lo, poie é opcional. Numa panela grande refogue a cebola e o alho no azeite até dourar. Acrescente o grão de bico e refogue por alguns instantes. Acrescente a cúrcuma e o sal. Retire do fogo e triture num processador. Coloque numa tigela grande, acrescente os temperos, acerte o sal e reserve deixando esfriar. quando estiver frio, acrescente a farinha de aveia e a água aos poucos até dar o ponto.

Molde os hambúrgueres com forma própria ou à mão. Embale um a um e leve ao freezer para congelar.

Quando for utilizar, retire cada unidade do freezer, aqueça uma frigideira ou chapa untada com óleo  e frite. Se preferir, asse no forno, forrando uma assadeira com papel manteiga com um pouco de azeite. Leve ao forno pré-aquecido à 180ºC.

Dica: pode fritar ou assar sem congelar, basta moldar o hambúrguer e levar direto à frigideira ou ao forno, porém para fritar sem congelar, é necessário um pouco mais de cuidado para não quebrar. Coloque na frigideira com pouco óleo e quente com a ajuda de uma espátula, deixe fritar em fogo médio para baixo, quando perceber que formou uma crostinha na parte de baixo, vire com a espátula cuidadosamente e repita o processo.

IMG_20190501_130644614

Deixe uma resposta