Naked Cake de Brigadeiro de Leite Ninho e Morangos

Confesso que apesar de ter preparado, não comi nem um pedaço do bolo. Preparei este bolo para a comemoração do aniversário da minha filha com os amigos e foi sucesso total. Não comi, mas quem comeu disse que estava delicioso, tanto é que foi devorado em minutos. Diferente de outras receitas, talvez a maioria delas, é que esta quantidade de recheio descrita na receita é grande, então não tem miséria e desta forma se não quiser um naked, poderá cobrir o bolo. Na receita há duas medidas, em xícaras e gramas…eu sugiro que deem preferência (se tiver uma balança), para as medidas em gramas, pois na confeitaria é o método mais preciso a ser usado, já que uma pequena alteração pode comprometer o resultado, porém se não tiver, meça cuidadosamente os ingredientes, ok? Vamos a receita então…

Ingredientes para o bolo:

  • 200g (1 tablete) de manteiga sem sal
  • 310g ou 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 200g ou 3 ovos grandes
  • 210g ou 1 3/4 xícaras(chá) de farinha de trigo
  • 105g ou 1 1/4 xícara (chá) de chocolate em pó
  • 10g ou 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
  • 200ml ou 3/4 xícara (chá) de leite integral

Modo de Preparo:

Prepare as assadeiras forrando-as (apenas o fundo) com papel manteiga e espalhe uma leve camada de manteiga nas laterais e reserve. Bata a manteiga, que deve estar em ponto de pomada, na batedeira com o açucar até a consistência de um creme claro e fofo. Sem desligar a batedeira, vá adicionando os ovos aos poucos e bata mais um pouco até ficar um creme liso. Coloque a batedeira na velocidade de misturar ou desligue a batedeira e à mão com um fouet (batedor de arame), vá adicionando a farinha previamente peneirada com o chocolate em pó e o fermento, alternando com o leite aos poucos. Misture até incorporar tudo. Divida a massa em partes iguais em 3 formas de 25cm. de diâmetro e leve ao forno previamente aquecido (180°C). Ou se não tiver as formas, asse toda a massa numa unica forma e corte depois.  Quando estiverem assadas, retire do forno e deixe amornar para desenformar. Passe uma faca em toda a volta da forma, retire o bolo e deixe esfriar completamente sobre uma grelha, ou se não tiver, sobre um pano de prato limpo.

Ingredientes para o recheio do brigadeiro de leite Ninho:

  • 3 latas de leite condensado de boa qualidade (1185g)
  • 3 caixinhas de creme de leite (600g)
  • 3 colheres (sopa) de manteiga (60g)
  • 3 xícaras (chá) de leite Ninho (360g)
  • 2 caixas de morangos frescos (500g)
  • Açúcar de confeiteiro para polvilhar (opcional)

Modo de Preparo:

Em uma panela coloque o leite condensado, o creme de leite, a manteiga e o leite Ninho em pó peneirado. Misture bem e leve ao fogo baixo mexendo sempre até o ponto em que veja o fundo da panela ao passar a colher. Quando chegar a este ponto, preste atenção e deixe cozinhar mais um pouco até que se torne um creme consistente. Retire do fogo, despeje numa tigela, e deixe esfriar completamente fora da geladeira.

Nesta etapa, lave os morangos, seque-os, corte-os em fatias ou pique-os e selecione alguns que estejam mais bonitos e os reserve para decorar o bolo.

Ingredientes para a calda:

  • 1/2 xícara (chá) de leite (120ml)
  • 1/2 xícara (chá) de leite condensado (120ml)

Modo de Preparo:

Misture o leite e o leite condesado.

Montagem do Naked Cake:

Se os bolos não estiverem retos, acerte-os cortando o topo para que fiquem bem planos. Coloque o primeiro bolo na travessa em que será servido, regue com bem pouca calda. Distribua o recheio com a ajuda do saco de cofeitar e o bico escolhido, por toda a lateral para que fique bonito. Na parte central espalhe recheio e alise de forma que fique um pouco mais fundo que a lateral e cubra com os morangos picados. Repita o mesmo processo com os outros dois bolos, um sobre o outro. Quando terminar o processo, confeite o topo do bolo com brigadeiro usando o saco de confeitar com o bico pitanga ou outro de sua preferência. Decore com os morangos reservados e polvilhe açúcar de confeiteiro com uma peneira fina.

Dicas:

  1. Esta é uma massa amanteigada e como tal fica melhor fora da geladeira, podendo ficar até 5 dias em temperatura ambiente, porém não é recomendável neste caso por ter sido utilizado morangos frescos. Se por algum motivo tiver que preparar o bolo com antecedência, sugiro que utilize a fruta cozida com açúcar para o recheio, ou não utilize e faça a decoração apenas no dia que será servido.
  2. Esta massa amanteigada é a mais indicada para um Naked, por ter mais estrutura, porém é possível utilizar pão-de-ló desde que não tenha muitas camadas e neste caso é melhor não umedecer.
  3. Um Naked Cake, mesmo massa amanteigada, como é o caso desta, não deve ser umedecida demais pois corre o risco de rachar.

Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.