Tortilla Espanhola

A tortilla de patatas (em espanhol) é um dos pratos mais tradicionais e populares da Espanha. Estive recentemente na Espanha e pude constatar o quanto eles apreciam este prato. As tortillas são consumidas  no café da manhã (uma fatia de tortilha sobre uma fatia de pão), almoço, lanche e jantar. Em qualquer restaurante ou Casas de tapas você vai encontrar tortilhas. A tortilha básica é a de batatas, e a partir desta acrescenta-se outros ingredientes como jamón (presunto), verduras, etc…criando variações…

Muito fácil de preparar, é muito parecida com a fritada italiana (mais popular no Brasil), porém a diferença é que a tortilha é um pouco mais alta, como uma torta mesmo e a fritada é mais parecida com omelete. 

Esta receita é original e para os nossos padrões, utiliza-se bastante azeite, o que para alguns pode parecer demais, porém o resultado final não é nem um pouco oleoso. Há a opção de se cozinhar as batatas em água ao invés  de azeite, desta forma além de descaracterizar o prato, posso lhe garantir que o sabor não será o mesmo. 

Ao final dou uma dica para uma tortilha mais light. 

Ingredientes:

  • 3 batatas grandes
  • 1 cebola
  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de azeite de Oliva
  • Sal

Modo de Preparo:

Descasque as batatas e corte-as em fatias (rodelas), não muito grossas nem muito finas. Corte a cebola ao meio, no sentido do comprimento e em rodelas de meia-lua.

Numa frigideira de bordas altas (24 cm. de diâmetro aprox.) aqueça o azeite e quando estiver quente, coloque as batatas e a cebola e tempere com sal. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe que cozinhem no azeite. Quando estiverem cozidas mas ainda firmes, destampe a panela e deixe que frite um pouco. Quebre-as um pouco com a escumadeira, retire-as do azeite com uma escumadeira e deixe-as escorrendo um pouco para retirar o excesso de azeite e esfriem.

Num recipiente à parte, bata os ovos, acrescente as batatas reservadas e corrija o sal.

Esquente uma frigideira (a mesma em que cozinhou as batatas ou outra equivalente ao tamanho que deseja que a tortilha tenha), coloque um pouco do azeite que usou para cozinhar as batatas, espalhe bem ao fundo e laterais. Despeje a mistura de ovos e batatas na frigideira e deixe que cozinhe em fogo baixo. Quando perceber que a parte de baixo criou uma crostinha, vire a tortilha, utilizando um prato ou uma tampa de panela maior que a frigideira e reta.

Há quem prefira o interior mais molinho e há quem prefira mais firme (meu caso). Deixe que cozinhe até o ponto desejado e se necessário, vire mais de uma vez.

Esta receita é para uma tortilha grande, se quizer uma menor, diminua os ingredientes pela metade.

Dica para uma versão light. 

Para um resultado mais light, forre uma assadeira com papel manteiga, espalhe as batatas e as cebolas e leve ao forno (180º C) até que estejam macias, porém firmes. Quebre-as um pouco, e deixe esfriarem antes de utilizar na receita. O procedimento restante é o mesmo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.