Quer preparar um pudim de leite perfeito? Saiba Como!

Pudim de leite é uma sobremesa tradicional brasileira, que todo brasileiro sabe preparar, certo? Se levarmos em conta que a receita de tempos em tempos vem estampada nas latas de leite condensado e de tão fácil (três ingredientes batidos no liquidificador), até uma criança pode preparar, eu digo… que nem sempre é tão simples, pois até as receitas de preparo mais simples, podem se transformar em desastres, se não seguirmos uma certa técnica e alguns segredinhos para um bom resultado.  Uma vez dominada a técnica básica, você poderá usar a sua imaginação e ir agregando ingredientes modificando sabores do pudim e caldas. 

Entre os apreciadores do pudim há quem os prefira com furinhos e os que prefiram lisos. Seja qual for a sua preferência, aprenda os truques para conseguir a textura esperada.

Com Furinhos:

Para o seu ficar assim, todo furadinho, há dois segredinhos; bata a massa por mais tempo no liquidificador, uns 4 a 5 min. para adicionar ar e utilize água fervente para o banho-maria. Vale lembrar que pudins furadinhos são mais doces, pois a calda penetra nele por inteiro.

Liso:

Para obter um pudim sedoso, proceda o inverso. Misture os ingredientes à mão com um fuet (batedor de arame) ou rapidamente no liquidificador. Adicione água fria ao banho-maria e adicione 1 colher (sopa) de amido de milho (Maizena).

Sem cheiro de ovo:

Existe coisa pior do que comer com os olhos um belo pudim e levar um banho de água fria ao sentir cheiro de ovo ao levar o primeiro pedaço à boca? Nãããão…não existe…rsrs.

Você pode eliminar o cheiro do ovo com um procedimento muito simples…basta passar as gemas pela peneira (não passe a colher na peneira). O cheiro do ovo se concentra na película que envolve a gema, portanto sem película, sem cheiro de ovo…

Calda de Caramelo: 

Muitas pessoas, algumas até experientes na cozinha tem dificuldade em preparar calda de caramelo. Vão aqui três formas de prepará-la, com uma certamente você se identificará e terá mais facilidade.

1ª Opção-  Confome a receita, espalhe 1 xícara (chá) de açúcar numa panela ou frigideira de bordas altas e uns 20cm. de diâmetro e leve ao fogo baixo para que derreta lentamente. Assim que derreter, adicione 1/2 xícara (chá) de água, mexa com uma colher de pau e deixe que ferva, ainda em fogo baixo até que os torrões de açúcar se dissolvam completamente e alcance ponto de calda.

2ª Opção – Numa panela, como a descrita na 1ª opção, coloque 1 xícara (chá) de açúcar e 1 xícara (chá) de água. Mexa até dissolver e leve ao fogo baixo e deixe que ferva lentamente até que adquira cor e ponto de calda.

3ª Opção –  No mesmo tipo de panela como descrito anteriormente, espalhe 1 xícara de (chá) de açúcar e deixe que derreta lentamente em fogo baixo. Sem colocar água, espalhe esta calda na forma, ainda quente tendo o cuidado de espalhar pelas laterais e no cone central da forma para pudim. A calda endurecerá, porém no processo de assar ela adquirirá a consistência de calda líquida.

IMG_20190419_111029316(1)
IMG_20190419_112545823(4)

Cobrindo a forma:

Antes de levar ao forno cubra a forma com papel alumínio e pressione dos lados.

Tamanho da forma:

Para que o pudim fique com uma boa proporção, coloque-o em uma forma pequena (para a receita básica). Se por acaso quiser um pudim maior, dobre a receita e use uma forma maior.

IMG_20190422_173232975
IMG_20190422_173417472

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 3 ovos
  • 2 vezes a medida da lata de leite integral
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha         

Calda:

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de água

Modo de Preparo:

Calda:

Comece preparando a calda. Espalhe o açúcar no fundo de uma panela ou de uma frigideira de bordas altas e com diâmetro de 20 à 25 cm. Leve ao fogo brando, deixando derreter suavemente. Quando derreter completamente e estive bem dourado (fique de olho para não queimar, pois se isso acontecer a calda ficará amarga e terá que descartar e começar outra do início), junte a água e mexa com uma colher de pau. Deixe ferver em fogo baixo até dissolver os torrões de açúcar. Forre com esta calda, ainda quente, uma forma pequena (não mini forma) para pudim e reserve.

Pudim:

Coloque todos os ingredientes do pudim no liquidificador, tendo o cuidado de passar as gemas por uma peneira. Bata até que a mistura fique homogênea, para um pudim liso ou um pouco mais (uns 2 a 3 min.) para um resultado com furinhos. Despeje na forma previamente caramelizada, cubra com papel alumínio,  coloque dentro de uma outra assadeira com água e leve ao forno previamente aquecido (180º C) por 1 hora.

Deixe uma resposta