Risoto de Abobrinha e Gorgonzola

Mais uma receitinha de risoto… Na verdade, risoto é um prato muito versátil, tendo como base sempre o mesmo modo de preparo, onde se acrescenta os ingredientes adicionais desejados da metade para o final do preparo. Neste caso, a combinação da abobrinha, de sabor suave com o gorgonzola de sabor marcante se harmoniza perfeitamente e o resultado é um risoto delicioso. Gente, embora o caldo pronto (em tablete ou sachê), seja mais prático, o sabor do natural não tem comparação, portanto invista um pouquinho mais de tempo e prepare o seu próprio caldo. Logo após a receita do risoto eu dou a dica de como preparar. 

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
  • 1 litro de caldo de legumes
  • 100ml. de vinho branco seco
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 3 colheres (sopa) de azeite extra virgem
  • 1 cebola pequena cortada em cubos
  • 1 abobrinha pequena cortada em cubos
  • 50g de queijo gorgonzola
  • 50g de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:

Mantenha o caldo a ser utilizado no fogo, para que se mantenha quente.

Na panela em que será preparado o risoto (não utilize panela funda), refogue a abobrinha, temperando com um pouco de sal e pimenta do reino,  por uns 5min. em 2 colheres (sopa) de azeite. Passe para outro recipiente e reserve.

Na mesma panela em que refogou a abobrinha, refogue a cebola em azeite até que fique transparente. Adicione o arroz e refogue. Adicione o vinho branco e mexa continuamente até que esteja quase seco.

Coloque uma concha de caldo, mexa, deixe secar e acrescente outra concha… Vá repetindo este processo até que o grão esteja al dente, porém não duro.  Antes de acrescentar a última concha de caldo, adicione a abobrinha reservada e o gorgonzola. Mexa bem, deligue o fogo e junte o parmesão ralado e a manteiga. Misture por alguns minutos para que a manteiga derreta juntamente com o parmesão. Este processo fará com que o risoto fique mais cremoso ainda. Sirva quente.

Caldo:

Coloque numa panela 1,5 litro de água. Junte os legumes que você tiver na geladeira… No meu caso utilizei uma cenoura, umas folhas de repolho, um pedaço de abobrinha, juntei 1/4 de cebola, 1 dente de alho, algumas folhas de louro e algumas sementes de coentro e pimenta do reino branca. Deixe ferver, e sem tirar do fogo vá retirando com uma concha o necessário para o preparo do risoto.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.