Vol-au-Vent de Camarão

Vol-au Vent, nada mais é do que uma “cestinha” feita de massa folhada que você pode comprar pronta. Existe no mercado os vou-au-vent prontos e apesar de ser um pouco mais difícil de encontrar é bem mais prático e evita sobra de massa. É uma entrada bastante versátil, pois pode ser recheada com vários tipos de ingredientes…camarão, frango, bacalhau, palmito, champignon…etc…Use sua criatividade e crie o seu recheio. O cuidado que se deve ter com qualquer recheio que vá preparar é cuidar para que fique cremoso, pois do contrário vai molhar a massa e prejudicar o resultado. É uma entrada muito bonita para se servir em festas e por este motivo sugiro como entrada para as festas de fim-de-ano.  

Ingredientes:

  • 500g de massa folhada 
  • 1 ovo
  • 200g de camarão limpo
  • 1 dente de alho pequeno
  • 1/2 cebola pequena
  • 100g de creme de leite
  • salsa picada
  • Amido de milho ( se necessário)
  • sal
  • Pimenta-do-reino branca

Modo de Preparo:

Vol-au-Vent

Pré aqueça o forno à 180ºC. Siga as instruções da embalagem e deixe em temperatura ambiente por uns 20min. para descongelar. Numa superfície limpa e enfarinhada (enfarinhe a parte de cima da massa também), abra a massa e com um cortador de 6cm de diâmetro, corte alguns circulos. Com um cortador menor, uns 3cm. corte o centro de alguns destes círculos, formando um “anel”. Pincele as laterais dos círculo de massa e posicione os “anéis” cortados com o cortador menor. Sobreponha mais de um, para obter “copinhos” mais altos, sempre “colando” com clara de ovo. Pincele cada copinho com gema de ovo, faça furinhos com garfo na base do copinho para que não cresça  e leve à geladeira, já na assadeira por  15min. Leve ao forno pré aquecido (180ºC) até que cresçam e dourem. Retire do forno e reserve.

Obs. Se não tiver os cortadores, improvise…Para cortar os círculos usei um copo (círculo maior) e uma taça de licor (círculo menor).

 

Recheio de Camarão

Limpe os camarões um a um, retirando com um palito as fezes. Tempere os camarões com sal e pimenta e refogue em uma frigideira com um fio de azeite. Retire do fogo e pique, não muito pequeno. Reserve.

Na mesma panela em que refogou o camarão, refogue o alho picado ou amassado, junte a cebola  e refogue. Acrescente o creme de leite e deixe reduzir e engrossar (se necessário dissolva um pouquinho de amido de milho e acrescente). Acrescente o camarão, picado, a salsa picada e corrija o sal se necessário. Retire do fogo e deixe esfriar completamente antes de rechear os vou-au-vent.

Obs. Esta é apenas uma sugestão, mude os ingredientes ao seu gosto, apenas não esqueça de o recheio deve ter uma consistência cremosa e não muito líquido.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.