Crepe de Doce de Leite com Cobertura de Chocolate

Sobremesa simples de preparar, fácil de agradar e versátil, possibilita inúmeras variações. Talvez a dificuldade esteja em garantir que a massa tenha uma espessura fina, o que torna o crepe mais leve. Minha dica é que ao despejar uma porção de massa na frigideira quente, gire-a rapidamente de forma que a massa cubra todo o fundo da mesma de maneira uniforme. Para o doce de leite, cozinhei uma lata de leite condensado por 30min. em panela de pressão e depois de frio, desmanchei com uma colher de pau batendo vigorosamente (para o ponto de colher basta 15 min. mas fica com um tom mais claro). Lógico que você pode comprar o doce de leite pronto…

Cobri com uma caldinha de chocolate super fácil também e pra dar uma crocância polvilhei um pouco de farinha de amêndoas pedaçuda que tinha pronta na geladeira.  

Massa Básica de Panqueca

Ingredientes:

  • 2 ovos
  • 1/2 xícara (chá) de amido de milho (maizena)
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (café) de fermento em pó
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 1/2 xícara (chá) de leite
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (chá) de açúcar

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. Deixe descansar por 30min. Aqueça uma frigideira pequena (utilizo uma de 22 com o fundo de 16cm de diâmetro), unte com manteiga. Coloque 1/2 concha (ou uma pequena) de massa e espalhe-a girando a frigideira para que cubra todo o fundo e espalhe de maneira uniforme. Tem que ser rápido. Quando a massa começar a soltar das laterais é porque pode virá-la. Deve ficar levemente dourada dos dois lados. Proceda da mesma maneira até terminar a massa.

Nível de Dificuldade: Médio

Rendimento: 12 panquecas

IMG_20180113_135629051

Doce de Leite (leite condensado)

Retire o rótulo e o excesso de cola e coloque a lata fechada em uma panela de pressão com água suficiente para cobrir toda a lata. Tampe a panela de pressão, leve ao fogo médio e deixe cozinhar pelo tempo de acordo com a consistência desejada: 15 minutos para ponto de colher, 30 minutos para caramelo forte e 50 minutos para ponto de corte, contados após o inicio da fervura.

Espere sair toda a pressão, abra a panela, retire a lata com cuidado e espere esfriar completamente antes de abri-la.

 

Calda de Chocolate

Ingredientes:

  • 100g de chocolate meio amargo
  • 1/3 xícara (chá) de água

Modo de Preparo;

Coloque o chocolate e a água num recepiente de vidro e leve ao fogo em banho-maria até derreter e mexa para que forme uma calda espessa. Utilize quente ou fria.

Se preferir, leve ao microondas por 1 a 2 min. na potência 100%.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.