Quiche de Bacalhau

Quem acompanha as minhas postagens e já me conhece um pouquinho, já sabe que não sou a favor de desperdício, seja do que for e muito menos na cozinha.  Minha última postagem foi uma posta de bacalhau ao forno, o que resultou na sobra das partes menos nobres do bacalhau. Aproveitei estas partes e fiz esta quiche deliciosa. Não quer dizer que ela não mereça que você compre o bacalhau à propósito. Muito pelo contrário…apenas citei para mostrar que não é preciso desperdiçar ingredientes.  

Gente, não deixem de fazer, se puderem, porque é muito fácil, rápido e muito saborosa. Vamos à receita, e espero que gostem. Qualquer dúvida, já sabem, é só deixar nos comentários que eu terei o maior prazer em responder.

 

Ingredientes:

Massa:

250g de farinha de trigo

125g de manteiga

1 gema

1 pitada de sal

Água gelada (se necessário)

 

Recheio:

500g de bacalhau dessalgado e desfiado

100g de azeitonas pretas chilenas

1 cebola picada

Salsa picada

2 colheres (sopa) de azeite

2 dentes de alho

2 ovos

2 gemas

250g de creme de leite

Modo de Preparo:

Massa:

Numa tigela, coloque a farinha e a manteiga gelada picada. Misture com as pontas dos dedos, até formar uma farofa. Acrescente as gemas e o sal e misture. Vá adicionando a água gelada aos poucos até dar liga. Provavelmente será necessário umas 2 colheres (sopa) apenas. Forme uma bola, envolva em plástico filme e leve à geladeira enquanto prepara o recheio. Após, abra a massa com um rolo entre duas folhas de papel manteiga ou plástico filme. Cubra  a assadeira e reserve.

Recheio:

Numa panela, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Junte o bacalhau desfiado, e refogue. Salpique a salsa, retire do fogo e deixe esfriar.

Numa tigela, coloque os ovos e as gemas e bata levemente com um batedor. Junte o leite e o creme de leite.

Montagem:

Espalhe o refogado de bacalhau sobre a massa, espalhe as azeitonas picadas ou cortadas ao meio e cubra com o creme. Enfeite com algumas azeitonas e leve ao forno pré aquecido (180º), por cerca de 35min.

Nível de Dificuldade: médio

Rendimento: 1 unidade grande

 

Fonte: receitas.ig.com.br

Deixe uma resposta