Manjar Branco

Inegavelmente estamos falando de um clássico, que como tal, dispensa apresentações. Originário da europa, conforme anotações em um antigo caderno de receitas português, sua receita original era um tanto peculiar, levava peito de frango cozido e desfiado, sal farinha de arroz e açúcar. Porém ao chegar ao Brasil, tornou-se esta sobremesa tal qual conhecemos hoje. Esta sobremesa é figurinha fácil nas ceias de natal e reveillon e em algumas familias, faz parte da tradição. Muito fácil de preparar, porém é muito fácil errar, pois se não adicionar a quantidade certa de amido de milho para dar estrutura, pode-se ter uma surpresa desagradável na hora de desenformar e ver tudo desmoronar.

Ingredientes:

Manjar:

  • 1 lata de leite condensado (395g)
  • 2 1/2 vezes a medida da lata de leite
  • 1 vidro de leite de coco (200ml)
  • 3/4 xícara (chá) de amido de milho (Maizena)

Calda:

  • 1 xícara (chá) de açúcar 
  • 2 xícaras (chá) de água 
  • 30 ameixas pretas sem caroço

Modo de Preparo:

Manjar:

Separe 1 xícara (chá) do leite e dissolva o amido de milho. Coloque todos os ingredientes do manjar numa panela, inclusive o amido dissolvido no leite à parte.Misture e leve ao fogo, mexendo sempre com um fouet (batedor) até levantar fervura e continue mexendo por mais uns 5 min. aproximadamente. Vai se tornar um creme grosso. Despeje numa forma com aproximadamente 19cm de diâmetro, ou forminhas individuais, untadas com pouquíssimo óleo (espalhe com papel toalha). Espere amornar, cubra com plástico filme rente ao creme para não criar película e leve à geladeira por no mínimo 4 horas.

Calda:

Coloque o açúcar em uma panela rasa, e leve ao fogo para caramelizar. Assim que caramelizar (cuidado para não queimar), acrescente a água e as ameixas e deixe ferver até formar uma calda.  Leve à geladeira até a hora de usar.

 

Outra forma de preparar a calda para quem tem dificuldade de preparar o caramelo, é colocar todos os ingredientes da calda numa panela e levar ao fogo até formar uma calda levemente espessa. Deixe esfriar antes de usar.

Dica: Para o manjar o ideal é que a calda não seja tão espessa quanto a do pudim de leite, mas depende do gosto de cada um. Não se esqueça de que a calda vai engrossar depois de fria.

 

Nível de dificuldade: fácil

Rendimento: 10 porções

Deixe uma resposta