Pudim de leite Ninho

Este é o tradicional pudim de leite preparado de uma forma diferente, ou seja com leite em pó. O equílibrio na estrutura se dá pela proporção na quantidade de leite em pó. É uma receita que rende um pudim grande, portanto utilize uma forma de cone tamanho grande. . A unica alteração que fiz da receita original foi diminuir a quantidade de açúcar de 2 para 1 xícara e meia. Vamos à receita então…

Ingredientes:

Pudim:

  • 400g de leite em pó integral
  • 900ml de água
  • 4 ovos
  • 1 1/2 xícara (chá) de açúcar

Caramelo:

  • 1 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1/4 xícara (chá) de água 

Modo de Preparo:

Caramelo:

Espalhe o açúcar numa panela rasa e leve ao fogo baixo até derreter. Quando derreter, acrescente a água e deixe ferver (fogo baixo) até que os torrões se dissolvam e adquira consistência de calda. Cuidado para não deixar queimar. Fique de olho!  Despeje na forma em que será cozido o pudim e reserve.

Pudim:

Passe as gemas por uma peneira, com a ajuda de uma colher, mas sem pressionar a colher, pois a intenção é reter a película da gema para evitar que o pudim fique com aquele cheiro indesejado de ovo. Junte todos os ingredientes do pudim no liquidificador e bata muito bem. Despeje na forma com o caramelo e coloque numa assadeira com água quente (banho-maria). Leve ao forno pré aquecido (200ºC) por 1:30hs. Retire do forno, leve à geladeira e só desenforme quando estiver gelado.

Para desenformar, passe uma faca com cuidado rente à forma ou passe rapidamente por água quente para amolecer a calda e desenformar mais facilmente.

Dica: Outra forma de preparar a calda é colocar o açúcar e a água na panela, mexer e levar ao fogo brando até que se forme uma calda cor de caramelo.

Rendimento: uma forma grande

Nível de Dificuldade: médio

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.