Spaghetti alla Carbonara

Os italianos são muitos orgulhosos de sua culinária (e com razão), e defendem com unhas e dentes seus clássicos. Não tenho a pretensão neste post de dizer que esta receita é a original, até porque andei pesquisando e cheguei à conclusão de que nem os italianos chegaram à um consenso sobre a receita original. O consenso é que a receita original é preparada com pancetta e utiliza-se queijo pecorino e/ou parmesão, ou seja meio à meio ou apenas parmesão. Eu preparo com bacon e parmesão, e fica uma delícia! Procure utilizar um bacon de boa qualidade, assim como o parmesão (ralado na hora) e o macarrão. Enfim, um bom prato se prepara com bons ingredientes.  Ahh! e caprichem na pimenta-do-reino. Então, vamos à receita do meu Carbonara. Espero que gostem!

Ingredientes:

  • 500g de espaguete grano duro
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 1 dente de alho muito bem amassado
  • 250g de bacon de boa qualidade
  • 4 ovos
  • 8 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado fino
  • pimenta do reino

Modo de Preparo:

Numa panela grande, coloque 5 litros de água para ferver (1 litro para cada 100g de macarrão). Quando iniciar a fervura, acrescente 5 colheres de sobremesa (10g) de sal à água (10g para cada litro de água).  Enquanto isso, retire a pele do bacon e pique em pedaços pequenos. Numa frigideira grande, ou panela grande e rasa, coloque 1 colher (sopa) de azeite e frite o bacon picado e quando estiver quase no ponto acrescente o alho (não deixe o bacon torrar). Retire da panela e reserve à parte.

Numa tigela, quebre os ovos, bata com um fouet ou garfo, junte o parmesão e a pimenta do reino e misture bem. Verifique se o macarrão já está “al dente”, se já estiver, não precisa escorrer. Passe-o para a frigideira onde fritou o bacon, junte uma concha pequena (1/4 xícara (chá) da água do cozimento, devolva o bacon picado para a panela e por último despeje o creme de ovos. Rapidamente mexa o macarrão para que se torne um creme, pois os ovos irão cozinhar com o calor do macarrão e de sua água. Mexa energicamente. Sirva imediatamente.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.