Pain Perdu

Gente, resolvi fazer esta sobremesa para aproveitar a sobra do Creme Inglês que fiz para acompanhar os Ovos Nevados. Aliás o Creme Inglês é um curinga e pode ser utilizado de várias formas. Pain Perdu (pão perdido, em francês), nada mais é do que a nossa rabanada servida no natal. Sirva como sobremesa ou café da manhã, acompanhado de Creme Inglês  (tradicional), ou outro molho ou calda de sua preferência. É muito fácil de preparar! A receita original pede brioche, mas você pode utilizar o pão de sua preferência, até mesmo panetone. Recomenda-se que se utilize o pão amanhecido, o que é excelente pra aproveitar aquele pão que sobrou, e está “rolando”. Particularmente, gosto dele mais úmido por dentro, então capricho quando embebo as fatias. Como segunda opção, estou passando pra vocês a receita de uma calda de vinho do porto. Espero que gostem!

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco (pode substituir por lata ou caixinha)
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 6 fatias de brioche (ou o pão de sua preferência)
  • manteiga para fritar

Modo de Preparo:

Misture bem os ovos, o creme de leite, o açúcar e a baunilha. Embeba as fatias do brioche (ou outro pão) nesta mistura, escorra e frite com cuidado numa frigideira com manteiga (fique atento, pois frita rapidamente). Transfira para um recipiente com papel absorvente e reserve. Sirva acompanhado de creme inglês (veja a receita aqui) ou a calda de vinho do porto sugerida abaixo.

Sirva as rabanadas mornas ou em temperatura ambiente.

Rendimento: 6 fatias

Nível de dificuldade: fácil

Calda de Vinho do Porto:

Leve ao fogo, uma panela com 200ml. de Vinho do Porto, o suco e a casca de 1/2 laranja e 2 colheres (sopa)de mel. Ferva até reduzir a quase metade do conteúdo original. Espere esfriar e sirva.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.