Ovos Nevados Com Creme Inglês

Os franceses dizem que nasceu na França com o nome pomposo de “îles flottantes” (Ilhas Flutuantes), os Italianos ídem…e há quem diga que é de Portugal. Há controvérsias, porém o que posso dizer é que é uma sobremesa que é preparada há muito tempo pelas mães no Brasil, mas que ganhou ares de contemporaneidade nas mãos de renomados chefs. Apesar de exigir uma certa técnica, é uma sobremesa rápida e fácil de preparar. Destaco um especial cuidado para adicionar o leite às gemas, pois se não for adicionado aos poucos e com o fogo baixíssimo ou banho-maria, as gemas podem talhar. O que não é um grande problema também, pois existe um truque para resolver. Basta “bater” o creme talhado no liquidificador que você recupera o seu creme. Experimente dar outros sabores ao creme, adicionando ao leite, outros sabores, como por exemplo uma casca de laranja e retirando depois. 

Ingredientes:

Creme Inglês:

  • 4 gemas
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1 fava de baunilha ou essência de boa qualidade
  • 500ml. de leite integral

Ovos Nevados:

  • 2 claras
  • 1/4 xícara (chá) de açúcar
  • algumas gotas de suco de limão

 

Modo de Preparo:

Creme Inglês:

Misture muito bem a gemas com o açúcar numa tigela e reserve. Retire as sementes da fava de baunilha e despeje numa panela com o leite (jogue a fava e retire depois) e deixe ferver. Retire o leite do fogo e vá adicionando aos poucos às gemas, sem parar de misturar vigorosamente. Transfira essa mistura para uma panela e leve ao fogo muito brando ou banho-maria (não pode deixar ferver),   sem parar de mexer. Mexa por alguns minutos até quando você mergulhar a colher, passar o dedo na parte de trás dela e ficar um rastro. Retire do fogo e leve à geladeira. O creme ganhara maior consistência depois de gelado.

Ovos Nevados:

Numa tigela da batedeira (certifique-se de que está limpa, pois qualquer resíduo de gordura impedirá que as claras atinjam o ponto certo), adicione as claras, o açúcar e o suco de limão. Bata até que fique brilhante e adquira picos firmes.

Numa panela com água quente (não fervente), coloque colheradas do merengue e deixe cozinhar por uns 30 seg. ou até que estufem ligeiramente e fiquem firmes.

Retire-os com uma escumadeira e coloque sobre papel manteiga. Reserve.

Montagem:

Com uma concha, despeje o creme num prato ou tigela e deposite o merengue no centro.

Rendimento: 6 porções

Nível de dificuldade: médio

One Comment

Deixe uma resposta