Escondidinho de Carne Seca

Estive em Recife há um mês e provei esta delícia da culinária nordestina no restaurante “Cozinhando Escondidinho”. Já havia provado de outros sabores, porém não ainda o de carne seca. Super simples e fácil de preparar, pode ser servido como entrada, petisco ou até mesmo como prato principal acompanhado de uma salada verde. Na minha opinião fica melhor servido assim, em porções individuais. Para gratinar, usei queijo parmesão, mas sei que no nordeste costumam usar queijo coalho. Ficou muito bom com o parmesão, mas para quem quiser um resultado mais “puxa”, utilize um queijo com mais gordura, como por exemplo a mussarela. A consistência ideal do purê é mais cremosa mesmo, para dar mais leveza. Espero que gostem e coloquem em prática, porque é muito fácil e o resultado é delicioso!

Ingredientes:

  • 1 kg de mandioca cozida
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1/2 kg de carne-seca dessalgada 
  • 1 cebola média 
  • 4 dentes de alho 
  • sal, se necessário e pimenta a gosto
  • queijo parmesão para gratinar

Modo de Preparo:

Coloque a carne seca de molho em água (na geladeira), de um dia para o outro, trocando a água várias vezes. Cozinhe em panela de pressão por 40 min. aproximadamente e desfie. Faça um refogado com o um fio de azeite o alho e a cebola. Reserve.

Cozinhe a mandioca, com sal até ficar macia. Passe ainda quente pelo espremedor (nunca utilize processador, pois por conter muito amido ficara elástica). Leve ao fogo baixo e acrescente o leite e a manteiga. Mexa para incorporar bem e ficar cremoso. Retire e reserve.

Para montar, unte o utensílio onde irá servir, coloque um pouco do purê, espalhe uma camada generosa de carne seca e cubra com purê. Espalhe um pouco de queijo parmesão ralado (de boa qualidade) e leve pra gratinar. Sirva em seguida ainda quente.

Nível de dificuldade: médio

Rendimento: 4 porções individuais

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.