Frango à Cordon Bleu

Cansado daquele filé de frango grelhado do dia a dia? Experimente variar  com esta receita tradicional da culinária francesa, que é bem fácil de preparar e fica delicioso. Você pode preparar no forno ou na frigideira. Este a da foto é frito (não costumo fazer fritura de imersão, mas de vez em quando pode, né?). Ao preparar no forno deve-se tomar muito cuidado quando for cortar o orifício para colocar o recheio, e não deixar que a faca vá além do limite, pois pode fazer vazar todo o queijo na assadeira. O filé frito ficou mais saboroso e úmido por dentro, já o assado ficou um pouco seco, na minha opinião. Usei Panco para empanar e ficou uma crosta saborosa e crocante. Fiz os filés um pouquinho mais grosso, mas se você preferir, faça filés mais finos e aumente a quantidade de recheio, tomando o cuidado de fechar as bordas muito bem com palitos. A receita original utiliza queijo Gruyère, porém utilizei mussarela. Use sua imaginação e crie recheios. 

Ingredientes:

  • 4 peitos de frango sem osso
  • 8 fatias de queijo mussarela
  • 4 fatias de presunto
  • 2 ovos batidos
  • Farinha de trigo para empanar
  • Farinha de rosca ou panco para empanar 
  • Alho, sal, páprica e limão para temperar
  • óleo para fritar

Modo de Preparo:

Abra o peito ao meio, sem dividir as duas partes, como borboleta e tempere à gosto (fiz uma pastinha com os temperos relacionados). Deixe tomar gosto por 1 hora aproximadamente. Abra cada peito e recheie com duas fatias de mussarela e 1 de presunto, tomando o cuidado de deixar as bordas livres, para “grudar”, mas se necessário prenda com um palito para garantir. Passe um a um na farinha de trigo, nos ovos batidos e na farinha de rosca ou Panco.  Frite um por vez e deixe descansar sobre papel toalha. Retire os palitos e sirva.

Nível de dificuldade: médio

Rendimento 4 porções.

Assado:

Com uma faca de ponta, faça um corte no peito, tomando o cuidado de não deixar vazar n na outra extremidade. Tempere por dentro e por fora, deixando tomar gosto por 1 hora. Faça rolinhos com o queijo e o presunto e introduza no orifício feito com a faca, cuidando para que não fique recheio de fora. Feche com um palito, passe na farinha, nos ovos e na farinha de rosca ou Panco e leve ao forno (220ºC) até ficar dourado.

Nível de dificuldade: médio

Rendimento: cada peito serve duas pessoas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.