Tarte tatin

Esta sobremesa tradicional francesa tem história, e eu vou contar pra vocês. Há relatos de que foi criada por uma das irmãs Tatin, Stephanie que junto com a sua irmã Caroline, passaram a administrar o Hotel Tatin (Vale do Loire em Lamotte-Beuvron), após a morte de seu pai. Stephanie que era a responsável pela cozinha, era muito estabanada e gostava muito de conversar e numa ocasião entretida com os hóspedes durante um almoço, percebeu que havia esquecido de preparar a sobremesa e correu para a cozinha para preparar a torta de maçã. Na pressa, colocou as maçãs no forno, esquecendo-se da massa. Quando se deu conta, tentou consertar colocando a massa de última hora. Ao desenformar, ficou satisfeita com o resultado e serviu a torta ainda quente. Foi um sucesso instantâneo e nascia assim, a famosa e clássica Tarte Tatin no ano de 1889. Existem muitas receitas que recomenda que se prepare a torta com maçãs verdes, porém a tradicional é feita com maçãs vermelhas. Não é recomendável utilizar maçãs argentinas, pois são muito porosas e absorvem muito líquido. Mas a gala e a fuji são perfeitas. Sirva ainda quente com uma bola de sorvete de creme ou fria com uma colherada de chantilly.  

Ingredientes:

Massa

  • 200g de farinha de trigo
  • 100g de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 125g de manteiga
  • 1 ovo

Recheio

  • 6 maçãs
  • 4 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo:

Massa:

Num bowl ou tigela, coloque a farinha, o açúcar, o sal e a manteiga gelada, cortada em cubos e faça uma espécie de farofa. Adicione o ovo e trabalhe a massa o suficiente apenas para incorporar os ingredientes e formar uma bola. Envolva em plástico filme e leve à geladeira por 30min.

Recheio:

Descasque as maçãs, retire o miolo e corte cada maçã em quatro partes. Deixe numa tigela com água para que não escureça enquanto prepara o caramelo. Numa frigideira ou forma que possa ir ao forno, coloque o açúcar e a manteiga e leve ao fogo médio para derreter, e formar o caramelo. Mexa de vez em quando. Quando começar a escurecer, coloque as fatias de maçã, uma ao lado da outra, tomando o cuidado de não deixar folgas. Preencha completamente os espaços. Deixe cozinhar por 5 min. e desligue o fogo.

Abra a massa com o auxílio de um rolo, verificando que o diâmetro fique um pouco maior que a frigideira ou forma. Cubra a frigideira ou forma com a massa, e as bordas coloque para dentro, por baixo das maçãs, com a ajuda de um garfo. Leve ao forno pré aquecido (200ºC) e deixe assar até que a massa fique dourada.

Retire a torta do forno e deixe esfriar por uns 5 min. Passe uma faca pela borda da forma ou frigideira e desenforme, colocando o prato em que irá servir sobre a frigideira ou forma, segure bem firme e vire.

Nível de dificuldade: médio

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.