• Home
  • /
  • Salgados
  • /
  • Empanadas Argentinas – receita de Paola Carosella

Empanadas Argentinas – receita de Paola Carosella

Mais uma receita de preparo bastante fácil. É só seguir direitinho a receita que dará certo. Embora na receita peça para preparar a carne do recheio com banha, eu optei por preparar com óleo vegetal mesmo para que ficasse mais leve, até porque a banha já está presente na massa. Quanto à carne também substituí por patinho moído. Na receita diz para pincelar as empanadas com óleo para levar ao forno, porém não deu muito certo (pelo menos para o meu forno), então quando percebi que não iriam ficar douradas eu pincelei com gema. Fiquei no recheio de carne, mas da próxima vez vou testar o recheio de queijo e posto aqui! Deixem seus comentários ou dúvidas que responderei prontamente, ok? 

Ingredientes:

Recheio

400g de acém moído

400g de cebola picada

50g de banha de porco

50ml de azeite de oliva

1 folha de louro fresco

1 xícara (café) de água quente

3/4 de colher (sopa) de cominho em pó

3/4 de colher (sopa) de páprica

3/4 de colher (sopa) de pimenta calabresa

2 galhos de orégano fresco (só as folhas)

Sal e pimenta-do-reino a gosto

4 talos de cebolinha cotados finamente

2 ovos cozidos cortados em cubinhos

1 batata cozida cortada em cubos pequenos

Uva-passa a gosto (opcional)

 

Massa

500g de farinha de trigo

115g de banha de porco

1 xícara (chá) de água morna

10g de sal refinado

Óleo para pincelar, o quanto baste

Modo de Preparo:

Recheio

No fogo baixo, refogue as cebolas na banha e no azeite com o orégano e o louro até ficarem bem murchas, sem queimar. Acrescente a páprica, o cominho e a pimenta calabresa e misture sem deixar grudar no fundo. Acrescente a carne e cozinhe até começar a mudar de cor. Despeje a água, corrija o sal e a pimenta. Desligue o fogo e misture. Leve à geladeira e esfrie por no mínimo 1 hora. Acrescente a batata, o ovo e a cebolinha. Se for adicionar uva-passa, esse é o momento. Reserve.

 

Massa

Dissolva a banha na água morna. Numa bacia ou bowl, peneire a farinha, misture com o sal e acrescente a mistura de água e banha ainda quente. Amasse até formar uma massa lisa, bonita e agradável de se trabalhar. Faça uma bola com a massa e embrulhe num pano ou filme plástico. Deixe a massa descansar na geladeira de 4 à 24 horas.

Retire da geladeira, corte a massa em 12 porções, ou bolinhas do tamanho de uma ameixa pequena, e abra com o rolo até ficarem com aproximadamente 13 cm. de diâmetro e 3 mm. de espessura. Se preferir, abra a massa inteira com o rolo e depois corte os discos com cortador de 13 cm.

Deixe-as empilhadas para não ressecarem. (se não for preparar as empanadas na hora, embrulhe os discos em um plástico ou pano de cozinha e guarde na geladeira até a hora de rechear).

Recheie cada disco de massa com uma colher (sopa) bem cheia e feche-as apertando as bordas com os dedos e depois dê beliscões, dobrando e dando uma giradinha, para formar pequenas pregas sobrepostas. Pincele com óleo e leve para assar em forno pré-aquecido em temperatura alta (bem quente) por 10 min. ou até ficarem douradas.

Nível de dificuldade: Médio

Rendimento: 12 empanadas

Deixe uma resposta