Crème brûlée – chef Erick Jacquin

Mais um clássico da culinária, desta vez francesa, o crème brûlée consiste na mistura entre creme de leite, ovos, baunilha e açúcar e depois cozido no forno. Tem sabor suave, textura fina, e uma crosta de açúcar queimado (brulée), que ao comer quebra-se batendo com a colher…uma delícia!! Posa de refinada mas é facílima de fazer. Fiz uma adaptação ao tempo de forno, pois na receita original, dizia 40 min. porém no meu forno tive que deixar por 1 hora, portanto adapte o tempo ao seu forno e vá conferindo o ponto que deve ser cozido, porém não duro demais. Ele endurece mais na geladeira. Se você não tiver maçarico de cozinha, pode utilizar as costas de uma colher aquecida na boca do fogão (deve estar muito quente para caramelizar). O ideal é utilizar as favas de baunilha, porém além de ser difícil de encontrar é bastante caro (R$15,00 cada uma), não deixe de preparar por esse motivo, utilize essência de baunilha de boa qualidade que ficará bom também. Esta receita é do famoso chef francês Erick Jacquin. 

Ingredientes:

  • 700 ml de creme de leite fresco
  • 300 ml de leite
  • 10 gemas
  • 110g de açúcar refinado
  • 2 favas de baunilha 

Modo de preparo:

Abra e raspe o interior das favas de baunilha. Coloque na panela junte com o leite e o creme de leite. Quando levantar fervura, desligue o fogo e deixe descansar por alguns minutos para aromatizar a mistura. Numa vasilha, misture o açúcar e as gemas e, em seguida, acrescente o leite aromatizado mexendo bem até ficar homogêneo.

Coloque em potinhos e leve para assar em banho-maria (100º C) por cerca de 1 hora. Retire do forno, deixe descansar e leve à geladeira. Na hora de servir, polvilhe uma fina camada de açúcar demerara (1 colher de sobremesa) e queime com o maçarico até formar uma casquinha crocante de caramelo. Sirva imediatamente.

Nível de dificuldade: fácil

Rendimento: 8 porções

Deixe uma resposta