Leite vegetal

Inicialmente a minha intenção era apenas postar uma receita de leite de coco para uso culinário, pois quando preparei o Peixe à moda Thai utilizei leite de coco caseiro e posso garantir que não há comparação em termos da qualidade do produto final. Então surgiu a ideia de postar algumas receitas de leite vegetal para os que não podem ingerir o leite de vaca devido à intolerância à lactose – ou mesmo como opção de um leite mais saudável (de acordo com os nutricionistas). Para quem não está habituado, talvez considere a consistência um pouco aguada, porém você pode adaptar ao seu paladar e preparar com mais ou menos água. A regra é utilizar o dobro ou quádruplo de água, mas, obviamente, cada um prepara da maneira que preferir.

Ingredientes:

1 xícara de amêndoas (ou outra castanha de sua preferência) 
4 xícaras de água morna ou quente

Modo de preparo:

Lave as amêndoas, cubra com água e deixe-as de molho por 8 horas aproximadamente. Retire a pele, leve ao liquidificador junto com a água morna e bata até o líquido ficar branquinho. Coe com uma peneira fina ou um coador de café de pano (uso exclusivo para este fim) e esprema bem.  Guarde o bagaço para utilizar em receitas como, bolo, biscoitos, sopas, etc…

Obs. Para um leite mais encorpado utilize menos água.

Ingredientes

  • ‘ 1 coco
  •  5 copos de água quente

 

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador e coe com um coador de café novo, pano de prato (reservado apenas para esta finalidade) ou fralda de pano (sem uso, obviamente). Coloque numa frigideira o resíduo (parte sólida) e deixe que seque um pouco. Se preferir, deixe que toste e terá o “coco queimado”. Guarde num pote limpo e seco e o utilize no preparo de bolos, doces, pães etc.

Dica: se for usar para culinária reduza a quantidade de água para 2 xícaras.

 

Leite de Aveia 

Ingredientes:

  • 40g de flocos de aveia
  • 1 litro de água (temperatura ambiente)

 

Modo de preparo:

Deixe a aveia de molho por 2 horas com parte da água. Coloque a aveia com a água que ficou de molho e o restante da água no liquidificador e bata por 1 min. em potencia máxima. Coe com uma peneira fina, coador de café (sem uso) ou tecido por duas vezes. Guarde na geladeira por até 3 dias. Utilize o resíduo restante em preparações como: bolo, biscoito, pão etc.

Leite de Amendoim

 Ingredientes:

  • 1 ½ xícara de amendoins crus
  • 1 litro de água (temperatura ambiente)

 

Modo de preparo:

Deixe o amendoim de molho por 12 horas em água que deve estar em temperatura ambiente. Escorra, lave e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver desligue o fogo e deixe descansar por 15min. Coe, lave e leve ao liquidificador com 1 litro de água (temperatura ambiente). Bata e coe num coador de pano ou pano de prato novo e lavado. Esprema bem e estará pronto. Conserve na geladeira por até 3 dias.

 

Sugestão para utilizar o resíduo: Bata o resíduo que sobrou no liquidificador com 2 colheres (sopa) de chocolate em pó e 1 de açúcar (ou a gosto). Passe em bolacha, pão, torrada etc.

Deixe uma resposta