Verdadeiro Tiramisu Italiano

Provavelmente você já experimentou esta deliciosa sobremesa que é um clássico italino. O que você provavelmente não sabia é que o verdadeiro tiramisu é redondo e não leva chantilly na sua composição. Pesquisei e cheguei à verdadeira, à original à clássica receita de tiramissú que surpreende pelo seu sabor e simplicidade. Muito fácil de preparar e de sabor que em nada tem a ver com as receitas preparadas  com chantilly. Nem sempre é fácil encontrar Mascarpone nos supermercados  e quando encontra é muito caro. Substitua o Mascarpone por cream cheese sem problemas. 

Como todo clássico, existem algumas versões em torno de sua origem, mas há uma que particularmente acredito ser a verdadeira.  Tudo começou  no final de 1960, em Treviso (cidade situada à 40 km. ao norte de Veneza ) quando  Alba Campeol, proprietária do restaurante Alle Breccherie e seu confeiteiro, Roberto Linguanotto, iniciaram seus testes com a intenção de criar uma sobremesa que unisse ingredientes caseiros ao velho costume local de levantar o ânimo com sugestões energéticas. Entre os habitantes de Treviso, é praxe servir algo calórico no meio da manhã e no meio da tarde à crianças, mães em amamentação, idosos e convalescentes. “Quando acabava de amamentar, minha sogra aparecia no quarto com um biscoito embebido no café, uma xícara de chocolate e um pedaço de queijo para eu comer”, diz Alba, hoje com 81 anos e dona do Alle Beccherie desde 1939.

A receita do tiramissu foi registrada oficialmente na Academnia Italiana de Culinária apenas em 1972, a partir dos experimentos. Antes desta data não há registro de nada parecido com a receita. Até hoje a criadora não conseguiu patentear sua criatura.

Alle Beccherie fechou suas portas em março de 2014 e reabriu ao final do mesmo ano reformado e com visual repaginado.

Fonte: Veja SP

Ingredientes:

  • 6 gemas 
  • 250 gramas de açúcar
  • 500 gramas de mascarpone
  • 250 mililitros de expresso ou café coado amargo bem forte
  • 30 biscoitos champanhe
  • Cacau em pó para polvilhar

Modo de preparo:

Prepare o café, deixe esfriar e reserve. Bata as gemas com a ajuda da batedeira, acrescentado o açúcar aos poucos até obter uma espuma densa. Desligue a batedeira, com uma espátula, acrescente o mascarpone e bata  delicadamente até obter um creme macio e uniforme. Molhe um a um os biscoitos no café em temperatura ambiente, mas sem encharcá-los. Coloque uma camada de quinze biscoitos em uma travessa redonda (sim, o tiramisu original é redondo) e cubra com o creme. Disponha o restante dos biscoitos e novamente cubra com o creme para arrematar. Leve à geladeira e deixe por pelo menos uma hora.

Na hora de servir, polvilhe com o chocolate amargo.

Rende: 6 porções

Fonte: Food Magazine

Deixe uma resposta


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0