Petit gateau – Érick Jacquin

Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.

Existem pratos que são cercados de mitos em seu preparo e esta sobremesa é uma delas. A maioria das pessoas acha que é um “bicho de sete cabeças” preparar petit gateau, mas eu digo que é muito simples e o segredo é o ponto de tirar do forno. Fique atenta(o) à esse detalhe e você preparará um petit gateau perfeito! Se tiverem alguma dúvida no preparo, por favor fiquem a vontade para expor nos comentários que terei em prazer em responder, ok?

Ingredientes:

  • 250g de manteiga sem sal
  • 300g de chocolate meio amargo
  • 5 gemas
  • 5 ovos
  • 170g de açúcar
  • 100g de farinha de trigo peneirada
  • açúcar de confeiteiro para polvilhar (se quiser)

Pré-aqueça o forno à 200ºC. Com manteiga, unte 10 forminhas de 7cm de diâmetro (usei forminhas para cupcake). Coloque sobre uma assadeira e reserve. Derreta 250g de manteiga e o chocolate no microondas. à parte, bata as gemas, os ovos, o açúcar e por último a farinha de trigo. Adicione o chocolate derretido à mistura. Continue batendo até obter uma massa homogênea. Coloque a massa nas forminhas e leve ao forno por  por 10 à 15 min. (vai depender do forno de cada um), ou até que a superfície dos bolinhos esteja assada.

Importante: O forno deve estar bem quente no momento em que for colocar o gateau, para que fiquem cremosos por dentro e firmes por fora.

Ao tirá-los do forno o centro do bolinho ainda deve estar mole (não esqueça que vai continuar cozinhando depois que tirar do forno).

Se desejar congele o petit gateau por até 3 meses. Neste caso, deverá ser pré-assado na metade do tempo. Deixe esfriar e depois congele. Descongele em geladeira, e, no momento de servir, leve ao forno pré-aquecido e deixe o restante do tempo indicado para o cozimento.

Nível de dificuldade: médio

Rendimento: 10 porções

Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.

Compartilhe a receita:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.